quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Saia Lolita: Reforma


Oi Gentes! Finalmente escrevendo novamente aqui...

Quero mostrar como fiz uma ‘gambiarra’ pra reformar uma saia minha que não estava agradando, (porque pode ajudar alguém, mas principalmente porque alguém pode vir me dar uma ideia melhor) ela era assim:



Essas fotos são das vezes que eu usei ela como comprei, sem mexer em nada... Não era tãããão ruim, mas tinha umas coisas que me incomodavam, as 3 principais eram:

1 – Era full shirring, tinha o cós estreito e ficava certa na minha cintura mas não passava pelo quadril;
2 – Foi toda costurada com linha branca no tecido preto;



3 – Estava torta XD



COMO EU FIZ

Pra começar, retirei o cós (cortando mesmo, não ia aproveitar ele pra nada ^^’) e desfiz uma das costuras das laterais, assim obtive um retângulos:



Para fazer o novo cós sem perder muito comprimento na saia, cortei duas faixas da lateral aberta do retângulo, ambos com o dobro da altura do cós que pretendia + margem de costura. Assim obtive 4 faixas de tecido. Reservei a parte da frente do cós (que é uma das faixas) e uni as outras 3 para fazer a parte de trás.

**Lembrando que essa parte só vai ter emendas porque não retirei um pedaço inteiro da saia... ...porque não queria encurtar ela, e como era uma reforma não tinha mais tecido. (Mas como vai ter elástico nessa parte não vai aparecer).**


Assim ficam 3 partes:



O retângulo da saia;
Uma faixa longa (união das 3 peças) para a parte de trás do cós e
Uma faixa menor para a frente do cós.

Fiz uma bainha nova no retângulo grande recortando as partes mais tortas e dobrando para dentro a bainha existente para cobrir a linha branca original.

Era assim:


E ficou assim:



Depois disso, franzi metade do retângulo da saia até obter na parte franzida aproximadamente o tamanho da parte da frente da minha cintura e uni o cós da frente a essa parte da saia (juntando os dois com o lado da estampa de um virado pata o lado da estampa do outro):




E coloquei o cós da parte de trás na outra metade, só que sem franzir:



Retornei ao cós da frente e coloquei um pedacinho de entretela termocolante com o tamanho certinho que eu queria que o cós ficasse, depois dobrei o restante do tecido para dar acabamento (era pra isso que ele media o dobro da altura =D )





Passei para a parte de trás e também dobrei ao meio, só que sem a entretela.




Então passei uma costura reta dividindo ao meio essa parte do cós porque quis colocar 2 elásticos estreitos em vez de um largo:




Depois foi só colocar os elásticos nos espaços criados com a costura do meio e unis as duas partes do cós pela lateral:



(não tem imagem da parte dos elásticos porque eu dei pra minha mãe fazer... estranhamente ela gosta de passar elásticos em roupas...)

E agora a saia está confortável =D



(me desculpem por não ter feito uma foto melhor dela, já estava noite e todos descansando, prometo fazer uma melhor outra hora e colocar lá na página - https://www.facebook.com/outromundodesofia)









Nenhum comentário:

Postar um comentário